taichi

O que é o Taichi?

O Taichi (Tai Chi Chuan ou Taijiquan) é, nos dias de hoje, uma arte corporal e meditativa terapêutica chinesa praticada por milhões de pessoas em todo o mundo.
Originalmente uma arte marcial de defesa pessoal, desenvolveu-se até aos dias de hoje não só nessa componente, mas também na sua vertente desportiva, e também na sua vertente terapêutica, sendo esta última o motivo da grande adesão.
A prática tem demonstrado inegáveis benefícios para a saúde, tendo sido o Taichi “adotado” pela medicina tradicional chinesa como técnica complementar a inúmeros tratamentos.
Por si só, a prática de Taichi tem uma grande componente na prevenção de inúmeras doenças, como o estudo de Jahnke, Larkey, Rogers, Etnier, and Lin (2010) demonstra. Benefícios a nível do equilíbrio e força dos membros inferiores em idosos (prevenindo quedas), benefícios cardiorrespiratórios, benefícios a nível da depressão, ansiedade e sono, são alguns exemplos que podemos referir.

Chikung
O que é o Chikung?

O Chikung (ou Qigong), são técnicas ancestrais focadas em movimentos corporais e respiratórios, que produzem um equilíbrio bioergético no praticante; técnicas estas desenhadas e criadas para combater doenças e desarmonias físicas e mentais. Por si só ou como complemento do Taichi, esta disciplina da medicina tradicional chinesa conta também com vários estudos científicos validando os seus benefícios.
Deveremos definir cientificamente o chikung como uma técnica tradicional de biofeedback vegetativo (Greten, 2014), significando isto que a sua prática vai permitir a reprogramação de sistemas biológicos que, ao serem automatizados, produzirão efeitos benéficos sustentados no organismo.